O que é Psicoterapia Integrativa (1)

O teste deu positivo. Nessa fração de segundos, uma vida inteira muda. As emoções ficam à flor da pele, a mente não para de trabalhar pensando em tudo o que está por vir e a ficha parece que demora para cair. A gravidez é um momento mágico e transformador na vida de uma mulher, mas nem tudo são flores. Existe medo, angústia, solidão, preocupação e doenças psicológicas, como ansiedade, estresse e depressão na gravidez. Tudo isso é comum, mas ainda existe muito preconceito e tabu ao tocar no assunto, afinal, a maternidade sempre foi muito romantizada.

A barriga começa a crescer, as roupas já não servem mais e colocar os sapatos parece missão impossível. Desde o começo da gestação e das mudanças, é primordial realizar o  acompanhamento gestacional para a saúde da mãe e do bebê estarem sempre em dia. A realização de exames no conhecido pré-natal auxilia na prevenção e na identificação de possíveis problemas e doenças. Essa prática é amplamente conhecida e incentivada por médicos e especialistas. “A gravidez deve ser uma experiência positiva para todas as mulheres e elas devem receber cuidados que respeitem sua dignidade”, afirma o diretor de saúde reprodutiva e pesquisa da agência da ONU.

Com os exames em dia e saúde física bem orientada, agora está tudo bem. Correto? Não é bem assim. Com a chegada do bebê, muita coisa muda na vida da mulher, e eu não estou falando do tamanho da barriga ou das contas de casa, mas sim do emocional e do psicológico dela. Imagine só, antes do teste dar positivo, essa mulher tinha um nome, sobrenome, sonhos, planos, carreira, hábitos e gostos. De uma hora para outra, tudo isso é colocado em cheque, já que um filho muda muito a rotina e os hábitos da família.